Diagnóstico e Tratamento

DIAGNÓSTICO


     O diagnóstico da fibromialgia é exclusivamente clínico (feito pelo médico) e eventuais exames subsidiários podem ser solicitados apenas para diagnóstico diferencial (descartar ou pesquisar outras doenças). O médico durante a consulta obtém algumas informações que são essenciais. Os sintomas mais importantes são dor generalizada, dificuldades para dormir ou acordar cansado e sensação de cansaço ou fadiga durante todo o dia.
     A completa compreensão da fibromialgia requer uma avaliação abrangente da dor, da função e do contexto psicossocial. Além da dor, é importante avaliar a gravidade dos outros sintomas como fadiga, distúrbios do sono, do humor, da cognição e o impacto destes sobre a qualidade de vida do paciente.
     Alguns outros problemas podem acompanhar a fibromialgia como depressão, ansiedade, alterações intestinais ou urinárias, dor de cabeça frequente, entre outros. Ao examinar, o médico pode observar uma grande sensibilidade em pontos especificos dos musculos. Estes pontos são conhecidos como pontos dolorosos. Hoje não se valoriza muito a quantidade de pontos que estão dolorosos, mas a sua presença ajuda nesse diagnóstico.
     Uma organização médica americana chamada Colégio Americano de Reumatologia criou alguns critérios para ajudar esse diagnóstico. Eles incluem dor difusa e os pontos dolorosos já citados. Esses critérios são muito utilizados para realizar pesquisas sobre fibromialgia, mas no dia a dia o principal é a avaliação médica. Ainda na consulta podem ser utilizados alguns questionários que ajudam tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento dos pacientes. Entre esses 12 questionários eu citaria o Índice de Dor Generalizada, o Índice de Severidade dos Sintomas e o Questionário de Impacto da Fibromialgia.


DA ORIENTAÇÃO AO TRATAMENTO 

     A orientação ao paciente e seus familiares possui fator crítico para o controle ideal da fibromialgia. Como parte inicial do tratamento, devemos fornecer aos pacientes informações básicas sobre a fibromialgia e suas opções de tratamento, orientando-os sobre controle da dor e programas de autocontrole. Essa orientação deve ser feita por todo profissional da saúde habilitado, incluindo médicos, fisioterapeutas, psicólogos, educador físico...

    A estratégia para o tratamento ideal da fibromialgia requer uma abordagem multidisciplinar com a combinação de modalidades de tratamentos não farmacológico e farmacológico, exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana e terapia cognitivo-comportamental. O tratamento deve ser elaborado, em discussão com o paciente, de acordo com a intensidade da sua dor, funcionalidade e suas características pessoais da fibromialgia. 



Fonte: Consenso brasileiro do tratamento da fibromialgia. Rev Bras Reumatol 2010;50(1):56-66. 
Cartilha para pacientes. Comissão de Dor, Fibromialgia e Outras Síndromes Dolorosas de Partes Moles. Sociedade Brasileira de Reumatologia. 



2 comentários:

  1. Parabéns, prof. Rodrigo, pela sua dedicação e disponibilidade em ajudar com orientações e o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Esse é o papel de todo profissional da saúde que tem como princípio norteador o bem estar de seus pacientes. Obrigado pelas palavras gentis.

      Excluir