segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Terapia na água

 Mais de 30 anos de pesquisa vem demonstrando que os exercícios em geral, e especificamente exercícios aquáticos, são benéficos para reduzir a dor e incapacidade em muitas condições músculo-esqueléticas como a fibromialgia. A talassoterapia (exercícios no mar) e a hidroterapia (exercícios na piscina) são tipos de tratamento bastante utilizados na fibromialgia. Os pacientes em geral se adaptam bem ao ambiente aquático e relatam melhora significativa dos sintomas. 


A talassoterapia consiste de modalidade terapêutica que combina banho na água do mar, clima marinho e radiação solar. Algumas regiões do mundo não apresentam condições geográficas ou climáticas compatíveis com a realização da talassoterapia, existindo assim um crescente interesse, principalmente nos países da Europa, na criação de centros de balneoterapia nas proximidades das costas
marítimas para oferecer essa modalidade de tratamento. A balneoterapia é definida como tratamento por meio de banhos de qualquer origem, podendo ser com a água do mar, não necessariamente inserido no ambiente marítimo,
havendo controle do ambiente de tratamento e preservação dos potenciais princípios terapêuticos da água do mar. 

É bom avisar que, quando se começa uma terapia com exercícios, os primeiros dias podem ser difíceis mas o objetivo é superar as incômodos iniciais e pensar na melhora do tratamento a médio e longo prazo. 

Vamos Começar!


Verhagen AP et al. Aquatic exercise & balneotherapy in musculoskeletal conditions.  2012 Jun;26(3):335-43. 

Andrade SC et al. Benefícios da Talassoterapia e Balneoterapia na Fibromialgia. Rev Bras Reumatol, v. 48, n.2, p. 94-99, mar/abr, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário